sábado, 23 de agosto de 2014

Sinais de alerta do cancer

O câncer faz parte de um grupo de doenças que não despertam sintomas típicos nos primeiros estágios, logo um check-up rotineiro pode ser o fator de diferença entre um tratamento precoce que usualmente evolui para cura, ou um diagnostico tardio que raramente tem um bom prognostico.
Os sintomas de câncer são inespecíficos como fadiga, perda de peso, febre, dor e mudanças na pele; embora quando chega a um determinado estagio pode causar injurias como pressionar outros órgão, vasos sanguíneos além de produzir substancias normais em excesso ou substancias incomuns, sem contar que muitas vezes o aumento de células de defesa (leucócitos) sem infecção também pode ser um sinal de alerta.

Afinal o que é o câncer?
Câncer como conhecemos se refere a um grupo com mais de 100 doenças, variando o tipo e local de origem, como estas doenças tem em comum que células normais crescem descontroladamente, causando indisposição, lesões até mesmo a morte denominamos câncer.

Normalmente o que dispara este crescimento anormal das células é uma alteração genética em concertar erros de reprodução do DNA, por exemplo, enquanto uma célula da pele esta se duplicando para substituir uma outra perdida normalmente, pode ocorrer erros na copia deste material genético, que é formado por bases nitrogenadas capazes de decodificar proteínas, um código errado gera uma proteína errada, mal formada logo a célula é inútil para o organismo, estranha ao sistema imune que a destrói, quando este erro de codificação atinge um local no gene (DNA) ao qual age sobre funções especificas das células como crescimento e função, então a célula pode se multiplicar de forma descontrolada.
Deste ponto até a instauração da doença existem vários cenários possíveis, seu sistema imune pode destruir esta célula descontrolada e conter o crescimento, fato que acontece a todo momento em todos nós, já o segundo cenário onde células lesadas fogem do controle do sistema imune usando algum artifício ou por baixa da imunidade, então passam consumir muitos nutrientes, o que requisita basicamente sangue, gerando naquela região novos vasos sanguíneos, como o sangue transporta todos os nutrientes necessários e carrega os descartados, as células cancerígenas prosperam, ao acumulo destas células chamamos de tumores, onde podem evoluir para o terceiro cenário, um tumor benigno, uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida, no quarto cenário temos o maior agravante onde o tumor muda o local, migrando e invadindo outros tecidos (metástase). Diversos fatores ambientais podem disparar o crescimento descontrolado de células, assim como predisposição genética.

Câncer de mama
Existem muitas doenças dentro do imenso gama que é o câncer, falarei em especifico do câncer de mama, que além de letal tem como arma o fator psicológico e estético, sobre a mulher.
Por ser um órgão que desenvolve-se mais no gênero feminino, câncer de mama esta relacionado a mulher embora ocorra em homens onde é intensamente sub-diagnosticado apesar de ter sintomas semelhantes.
Foi notado que em geral que o aumento na expectativa de vida nos países em desenvolvimento, a urbanização e adoção do estilo de vida ocidental estão diretamente ligados a aumento na incidência do câncer. Principalmente nas populações de baixa renda, o câncer de mama é diagnostica em fases muito tardias o que leva a um tratamento mais dispendioso, tanto financeiramente quanto da saúde do paciente.
Até o momento o método mais eficaz na confirmação do câncer de mama é a mamografia, mas graça as intensas campanhas de prevenção podemos utilizar da percepção de sinais e sintomas precoces para encaminhar para um diagnostico e tratamento.

Os 12 sintomas de câncer de mama mais freqüentes:



  1. Nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho;
  2. Inchaço e nódulos freqüentes nas ínguas das axilas;
  3. Alterações do tamanho ou forma da mama;
  4. Assimetria entre as duas mamas, como, por exemplo, uma maior que a outra;
  5. Presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama;
  6. Endurecimento da pele da mama, semelhante a casca de laranja;
  7. Vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama;
  8. Coceira freqüente na mama ou no mamilo;
  9. Formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo;
  10. Liberação de líquido pelo mamilo, especialmente se for com sangue;
  11. Inversão súbita do mamilo;
  12. Veia facilmente observada e crescente.




Tratamento
Para iniciar um tratamento o diagnostico deve estar bem estabelecido e confirmado a dimensão da lesão. Escolher a abordagem de tratamento requer uma cuidadosa seleção,
da modalidade a ser empregada que pode ser cirurgia, radioterapia ou terapia sistêmica. Levando em consideração evidências do melhor tratamento existente e os recursos disponíveis.


E sempre, em caso de duvida procure seu Medico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário